segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Semana Nacional de Trânsito e eu

O "eu" no título acima não é desproposital. A intenção é justamente lembrar a quem lê que a questão de trânsito seguro é cada vez mais uma decisão pessoal que interfere na vida de todos. Em Campo Grande, é raro ver um carro parando na faixa de pedestres. É mais fácil o motorista  seguir em frente pensando: "ele é menor,  que espere então".
No sinal amarelo, o motorista acelera ainda mais. Na mudança de faixa, é só jogar o carro em cima do outro e não precisa sinalizar. 
Roberto da Mata fala da cultura do brasileiro que reaje negativamente a toda tentativa de lei ou cultura que iguale a todos ou que o faça respeitar outras pessoas. e dentro do carro ainda há a sensação de que não é ele, é o carro, como se este tivesse vontade própria. O tema da campanha nacional é: "Juntos podemos salvar milhões de vidas", convidando cada pessoa a seguir o conselho de parar, pensar e mudar.
Uma campanha na Áustria traduz como o comportamento irresponsável no trânsito pode ser perigoso, com uma campanha criativa, relacionando o ato de beber e dirijir com uma roleta russa.

O tema da campanha é "somente uma dose e você arrisca tudo". Então que tal inverter. "somente uma ação responsável e você muda tudo".
Vamos pensa nisso.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário