quinta-feira, 12 de maio de 2011

Campanha educativa sobre o respeito a vaga reservadas a pessoas com deficiência

O que você faria se ao chegar ao mercado ou shopping, você encontrasse uma cadeira de rodas na vaga de carros com o seguinte bilhete: "é só um minutinho"?
Essa é a proposta do filme da campanha "Essa vaga não é sua nem por um minuto" da agência The Getz, ativada nas redes sociais (foi criado até um uma conta no Twitter para denúncias: @estavaganaoesua. A iniciativa surgiu após um incidente em março deste ano envolvendo uma deficiente física em um estacionamento de um supermercado de Curitiba quando uma mulher estacionou seu carro em uma vaga destinada para deficientes. Uma cadeirante estava no local e tentou alertar a motorista. Na primeira tentativa, foi solenemente ignorada. Na segunda tentativa, a cadeirante foi agredida verbalmente pela mulher que, por pouco, não a atacou fisicamente. De acordo com o jornal Gazeta do Povo, o supermercado não se posicionou a respeito, nem quanto à cliente que estacionou indevidamente, nem sobre o incidente de quase violência no seu estacionamento. A Diretoria de Trânsito de Curitiba foi acionada, mas representantes do órgão só apareceram uma hora depois de todo o incidente.
No filme, gravado com câmeras escondidas, mostra o que acontece se uma cadeira de rodas for estacionada em uma vaga “normal” e o seu dono deixar um aviso com a desculpa de sempre: é só por um minutinho. A reação das pessoas é de curiosidade. Mas também há quem simplesmente desça do carro e ponha de lado a cadeira de rodas.
O respeito, em vez de regra, é cada vez mais uma exceção.  É nas pequenas relações do cotidiano que a civilidade se manifesta.
Parabén a GETZ, que bolou a campanha, que de forma intelegente mostra os limites da sociedade. 


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