domingo, 29 de maio de 2011

Cidades Inovadoras

Nos dias 17 a 20 de maio, aconteceu a Conferência internacional das Cidades Inovadoras, ou CICI.
Debater o presente e o futuro das cidades é um objetivo que nã pode ser mais adiado sob a pena de que todos nós afundemos no Caos urbano. Não  é preciso se esforçar muito para perceber que as cidades estão doentes, e os sintomas são trânsito caótico, carros com mais importãncia que pedestres, relações humanas cada vez mais selvagens, degradação ambiental e mito mais.
Em Campo Grande, MS, é só andar na periferia da Cidade para ver que há muito a ser feito.
Que eventos como esse possam se multiplicar no microuniverso das cidades e que associações de bairro, empresas, ONG´s e cidadões diversos possam discutir, refletir e mudar a matriz de desenvolvimento urbano. O desafio está em nossas mãos.
Sobre o CICI, trata- se de  um projeto que faz parte da iniciativa Cidades Inovadoras: um movimento articulado em rede, que promove e apoia ações com foco na sustentabilidade, equilíbrio social e maior harmonia entre o homem e o meio ambiente.
A IniciativaDesde 2004, o Sistema FIEP debate formas de estimular o desenvolvimento econômico e social do Estado para dar sustentação ao avanço do setor industrial, gerando diversos projetos e ações que, em 2010, formaram o Programa Cidades Inovadoras: uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, com know how do Centro Internacional para Formação de Atores Locais (CIFAL) e do Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD).
O objetivo é estimular a transformação de ambientes urbanos em espaços propícios à inovação, à criatividade e à criação de empresas e negócios sustentáveis por meio de um conjunto de ações e soluções. Saiba mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário