segunda-feira, 16 de abril de 2012

MINHA CASA MINHA VIDA- cadastramento



Quantas você já ouviu falar no Programa Minha Casa Minha Vida? Muitas, se você estava em qualquer cidade do Brasil. Praticamente em cada esquina tem um anúncio do Programa.
Mas quer saber outra coisa que existe de monte? Dúvidas.
Esse post é para falar da forma de cadastro das famílias. Para que ganha de 0 a 3 salários mínimos, a principal forma de acesso é pelos programa habitacionais de Prefeituras e Estados, que via de regra, nunca conseguem atender toda a demanda habitacional. Até porque o ritmo de crescimento da população vai em um ritmo diferente da quantidade de recursos.
Então, como selecionar e escolher as famílias que irão ser beneficiadas? Esse é o papel das Prefeituras e Estados. A melhor forma de organizar esse processo, é ter um cadastro habitacional informatizado, capaz de organizar, selecionar e hierarquizar as famílias cadastradas.
Nessa semana, nossa empresa, a MP Assessoria e Consultoria em Projetos Sociais, inicia o cadastramento na cidade de Três Lagoas-MS, cidade em franco desenvolvimento, com forte apelo industrial. Falemos um pouco desse trabalho e das regras do programa.
Devido à necessidade de adequação aos critérios do PMCMV, é essencial para que a prefeitura municipal estabeleça um processo amplo e transparente para o  acesso às políticas públicas de habitação, garantindo uma base de dados completa para subsidiar a seleção de famílias.
Critérios para o cadastramento:
Para se cadastrar, o responsável deve  estar de posse de todos os seus documentos pessoais e do seu cônjuge, se for o caso. Além da documentação deve apresentar informações sobre a composição, renda e grau de instrução de toda a família.
Critérios de seleção:
Famílias:
•       Residentes em área de risco ou insalubre e desabrigados;
•       Com mulher no papel de responsável principal pela família;
•       De que façam parte  pessoas com deficiência;
Esses são os critérios nacionais e obrigatórios. A Prefeitura pode criar mais três que serão aprovados pelos conselhos municipais de assistência.
A renda da família de ser de 0 a 3 salários mínimos. Caso passe dessa faixa, o cadastro é feito e servirá de base para atrair investimentos na área de habitação, ampliando a capacidade de oferta.
Porque um sistema informatizado?
O sistema possibilita o cadastramento das famílias de forma ágil, transparente e segura. Por meio de uma ampla divulgação, toda a população terá acesso ao cadastramento.
O sistema possibilita ainda, a avaliação de diversos serviços públicos pela população, auxiliando no processo de gestão e análise do trabalho desenvolvido nas áreas de educação, assistência social, saúde, transporte público, segurança e saneamento básico.
§  Criação do módulo Minha Casa Minha Vida;
§  Plataforma WEB (acessível de qualquer ponto online);
§  Agilidade com apresentação de informações atualizadas;
§  Possibilidade de múltiplas seleções de acordo com os cortes estabelecidos;
§  Caracterização da demanda habitacional;
§  Criação de relatórios multidimensionais (geográfico, territorial, financeiro, social e etc)
§  Menu principal, intuitivo, objetivo e de fácil  domínio;

O processo de coleta das informações: Valorizando o social
Para a operação de coleta das informações e atendimento da população, é organizada uma estrutura capaz de garantir um atendimento de qualidade, pautado no respeito ao cidadão e garantia do direito de acesso às políticas públicas habitacionais. Para isso, são destacadas as principais qualidades do projeto:
§  Monitoramento por profissionais especializados da área social;
§  Atendimento humanizado da população;
§  Acesso e distribuição de atendimento por zonas territoriais;
§  Agilidade e conclusão dos trabalhos em um curto espaço de tempo;
§  Infraestrutura baseada na própria rede municipal;
§  Garantia de amplo acesso para a população;
§  Divulgação e valorização da política habitacional municipal.









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